Cursos

Zouk Brasileiro

O Zouk é conhecido por ser uma modalidade de dança de salão, derivada da nossa Lambada, hoje conhecido como Zouk Brasileiro, e também como um gênero musical de origem caribenha e francesa. Zouk é uma palavra da língua crioulo antilhana (africana com influência francesa),que na essência significa “festa”.

Por conta de significar “festa” deu origem ao gênero musical zouk, criado por volta de 1979, a partir das músicas da banda Kassav, das Ilhas de colonização francesa de Martinica e Guadalupe. A música lambada, com toda a sua influência no carimbá brasileiro caiu em decadência na década de 90. Mas antes dessa decadência, em 1989,surgiu a Kaoma, uma banda franco­ brasileira que, influenciada pelo zouk caribenho­ francês e carimbá brasileiro, estreou na Europa e fez eco aqui no Brasil, proporcionando um gostinho de quero mais lambada!

O zouk brasileiro é considerado uma das danças mais sensuais dentro das danças à dois. Após períodos de adaptação da lambada, o zouk dançado no Brasil hoje ganhou movimentos e músicas mais modernas, com ondulações corporais suaves e sinuosas.

Sua base ao mesmo tempo explora o poder do quadril e das pisadas que buscam o chão com momentos de muita leveza. Influências de outras danças foram incorporando movimentos, como as danças urbanas, jazz e dança contemporânea, proporcionando aos praticantes uma imensa consciência corporal, liberdade e espaço para criatividade e autenticidade.

Com o passar do tempo, musicalmente os dançarinos passaram a utilizar além da música zouk tradicional franco-caribenha e a kizomba, mixagens, a pop music, black music, o R&B, Soul, o funk, o reggaeton, e alguns estilos da nossa MPB mais melódica. Uma dança que se pode dançar com tantos estilos musicais, não poderia ter apenas uma forma de dançar, não é mesmo? Por isso o Zouk Brasileiro foi provedor de diversas maneiras de se dançar a mesma dança. Vamos a algumas:
Zouk Tradicional É considerada a forma mais suave e sensual do Zouk. Recebeu influências do jazz,da dança contemporânea e também das danças de salão brasileiras como o Bolero e Samba de Gafieira.

Neo Zouk assim como o nome diz: “Neo” significa novo e o “Neo Zouk” nada mais é do que a forma resumida de identificar os “Novos estilos de Zouk” inspirados nas novidades musicais de cada época.

Com popularização da SouI Music, RnB e Rip rop surgiu também o SouIZouk,Lirical Zouk e Zouk Flow. Assim como foram adicionadas e mixadas músicas da Black Music e Pop Music, surgiu o Zouk Black e o Zouk Love.

LambaZouk é a vertente mais raiz do zouk, que conseguiu preservar algumas características da dança Lambada como alguns giros diferenciados, maior ênfase no quadril e cambrés, e a velocidade das músicas mais frenéticas.

Hoje essas vertentes estão em pleno crescimento e fazem uma mescla, promovendo a união de todas as tribos!