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Bolero

Essa dança intensa e romântica, passou por três momentos distintos antes de ser “cubanizado” em meados do século XIX, no pós-Cuba e na criação do estilo carioca de se dançar Bolero.

Inicialmente era executado com acompanhamento de castanholas, violão e pandeiro, tal qual o fandango (dança espanhola de origem árabe), enquanto o casal dançava sem se tocar, com sensuais movimentos de aproximação e afastamento.

Em 1780 o bailarino espanhol Sebastian Cerezo criou com muito sucesso uma variação baseada nas Seguidillas, bailados de ciganas andaluzes, cujos vestidos eram ornados com pequenas bolas (as boleras), o que veio reforçar a versão da origem do nome Bolero.

Trazido pelos espanhóis para suas colônias na América, ele foi se modificando pelas influencias locais e recebendo contribuições, em especial, de ritmos vindos da África, assim como a contradanza francesa, que levou aos dançarinos cubanos a novidade do casal dançar entrelaçado, o que gerou grande rebuliço na burguesia e aristocracia cubana, fazendo com que os pais orientassem suas filhas a dançarem com os quadris afastados, somente a parte de cima teria contato, característica que hoje não se vê mais no bolero cubano, dançado com movimentos semelhantes aos da Rumba, porem, mais lentos e com poucas variações, mas que ainda permanece em muitos dançarinos de Son e Salsa.

Curiosamente, só no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, essa dança adquire uma estrutura mais complexa incorporando movimentos do Tango, como trocadilhos, esses, caminhadas, cruzados e giros. Nos demais estados, ate o inicio da década de 90, restringia-se praticamente a base do “do dois para lá e dois para cá” ou mesmo ao “um pra lá e dois para cá” dos dançarinos mais antigos. Em São Paulo, o estilo carioca de se dançar bolero desembarcou na década de 90 e se desenvolveu muito até chegarmos no nível de excelência atual, onde toca-se boleros em praticamente todos os bailes de Dança de Salão da nossa cidade.


No entanto, mesmo com toda essa trajetória de transformações sempre foi mantido seu caráter de dança de galanteio, suave, terna e romântica, com movimentos caracterizando uma eterna busca da conquista da mulher amada, que por sua vez seduz o parceiro, num jogo que pode durar 3 minutos ou mesmo uma vida inteira.

Texto de: Argeliers Leon